domingo, 11 de junho de 2017

JAIME FREITAS


Lei Municipal 3943/04 - CEP: 35680-000
Denomina logradouro público: Rua Jaime de Freitas / Bairro Novo Horizonte

Itaúna almeja prestigiar e homenagear “post mortem” um de seus mais queridos e singulares cidadãos, o saudoso Jaime de Freitas nascido na co-irmã Itaguara. 

Ficará de bom tamanho eternizar-lhe o nome em um de seus logradouros. E olhem que se trata de via localizada quase centralmente. Com certeza merecem esta justa homenagem tanto nosso saudoso Jaime de Freitas, como seu respeitável clã.

Filho dos bons e saudosos Ramiro de Freitas e Flora Rosa de Freitas, e irmão do jornalista Antônio de Freitas. Jaime integrava família das mais respeitadas e tradicionais de Itaúna.

Herança maior que nos lega, além de bons exemplos, são seus belos netos e os ótimos e queridos familiares, aqui destacando-se a excelente esposa Raimunda Campos de Freitas — filha dos bons e saudosos Aurélio da Silva Campos e Rita Augusta de Oliveira — destacando-se também os filhos:
Márcio Aurélio de Freitas
Ângelo Antônio de Freitas
Paulo Vicente de Freitas
Jane Miriam Campos de Freitas Lara
Fátima Aparecida Campos de Freitas
Registram-se os genros e noras, gente de valor: Helênio, Herly Magda e Maria José.

Os familiares de Jaime são pessoas muito bem relacionadas e profissionalmente bem-sucedidas, tal se exemplificando com o popular Paulo Vicente de Freitas, dotado de grande inteligência e talento, um dos melhores advogados das Gerais. É o velho ditado: tal pai, tal filho. Sem se esquecer de registrar que também a família da d. Raimunda é gente dotada de notável inteligência, bastando lembrar seu irmão e cidadão de considerável cultura e sabedoria, conhecedor de muitos idiomas (inclusive tradutor da Bíblia direto do hebraico para o português), Padre José da Silva Campos, exímio pregador e doutor em Teologia.

Jaime foi um ITAGUARENSE e ITAUNENSE que dignificou não só seu torrão natal (antiga Conquista), mas sobretudo sua terra do coração, Itaúna, à qual se dedicou e amou por muitas décadas. Sem dúvida, por sua dignidade e por seu viver, eis alguém que merecia o título de CIDADÃO HONORÁRIO DE ITAÚNA.

Dinâmico e batalhador, correto e honesto, foi funcionário público, tendo inclusive trabalhado no JARDIM DE INFÂNCIA ANA CINTRA. Como pai e esposo, filho e chefe de família, foi sempre supera dedicado, apegado e afetuoso como poucos, com os seus parentes, nada aí deixando a desejar, foi exemplar, de todos queridíssimos. Seus filhos eram seu orgulho maior — com toda razão.

Como cidadão e vizinho, como companheiro e amigo, foi sempre presente, carinhoso, tendo granjeado muitas admirações e amizades. Católico, homem de fé. Popular e bem-humorado. Galista de quatro costados, vibrante e fiel, foi sem dúvida homem de virtudes, dando ótimos exemplos para tantos.

Sendo tal era, pessoa de predicados, Jaime fará muita falta entre nós. Nada nem ninguém o substituirá jamais. Com certeza, constitui-se Jaime em pessoa e qualidade. Sua partida, em 2002, aos 82 anos, além de socialmente lesiva, acarretará tristeza e saudades imensuráveis...

É mister com fé e Sabedoria seguir os bons exemplos do inesquecível Jaime. Ele cumpriu sua missão, combateu o bom combate. Ele deixa a imagem de boa-prosa, simpático e comunicativo, tão popular e de tantos queridos.

Esta homenagem vai recheada de afeto e palavras de incentivo e fé. Ele já há de estar fruindo as infinitas delícias celestiais, certamente aprovando o presente ato que enche de júbilo e alegria sua Família.

Com certeza se aprovará à unanimidade este Projeto de justa imortalização do nome de Jaime de Freitas em um de nossas vias — honrosa distinção a essa nobre Família.

Ressalte-se que a via em questão é na região dos bairros Novo Horizonte, Piedade e próxima à Rua Aurélio Campos, renomado e inesquecível sogro de Jaime — numa demonstração de união e grandeza de Família.

Itaúna quer implementar este ato — e o faz.
Itaúna e Família Campos e Família Freitas se entrelaçam fraternalmente!


Sala das Sessões, em 17 de outubro de 2004
Antônio de Miranda Silva / Vereador
Marcos Antônio Alves Penido / Vereador








REFERÊNCIAS:
Pesquisa: Charles Aquino, Patrícia Gonçalves Nogueira.
Organização e Fotografia: Charles Aquino
Colaboradores: Ângelo Antônio de Freitas e Herly Chaves de Freitas (in memoriam)
Projeto de Lei dos Logradouros: Prefeitura Municipal de Itaúna


Local: Itaúna - MG, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário