quarta-feira, 7 de junho de 2017

VICENTINA BERNARDES MARQUES



Projeto de Lei 4718/12 - CEP: 35680-834
Denomina logradouro público: Rua Vicentina Bernardes Marques / Bairro Santa Edwiges II

Dona Vicentina, nascida em Itaúna-MG, viveu parte de sua vida, no bairro de Garcias. Ainda, quando solteira trabalhou na Cia. De Tecidos Santanense e posteriormente foi trabalhar no Grupo Escolar de Garcias. Por ser uma das filhas mais velha da família de seis irmãos, desde cedo teve que trabalhar bastante para ajudar na criação de seus irmãos.
Casou-se com Sr. Lázaro José Marques e teve quatro filhos: Fernando (trabalha na Caixa Econômica Federal), Roberto (trabalha na Receita Estadual), Rosilene (trabalha no Colégio Santana e na Universidade de Itaúna), Rodrigo trabalha como analista de Sistemas em BH). Nessa época, pediu transferência para trabalhar no jardim de Infância “Ana Cintra”, quando de sua mudança para o bairro das Graças.
De família com pessoas dedicadas à vida pública, como seus primos que já foram vereadores, o Sr. João Viana da Fonseca (Vereador por vários mandatos), do Sr. Antônio Augusto da Fonseca (Tunico dos Garcias), e do Sr. Marcos Elias. Gostava muito de acompanhar a vida pública da cidade e do país, fazendo comentários a respeito. Pessoa honrada e trabalhadora, ajudou o Sr. Lázaro, ao longo de sua vida conjugal, com todas as dificuldades que enfrentaram à época, a construir uma residência e ter uma vida simples, mas extremamente honesta.
Esposa, mãe dedicada, trabalhadora e muito religiosa, buscou sempre passar aos seus filhos e as pessoas com que conviveu, a caridade, a bondade e a esperança de lutar sempre para que as coisas pudessem melhorar. Apesar da viuvez aos 58 anos, dedicou-se mais ainda à família e aos netos participando também ativamente da Comunidade do bairro das Graças, no Apostolado de Maria e de todas as manifestações religiosas que ocorriam no bairro, buscando sempre ajudar às pessoas da melhor forma que podia. Faleceu em abril de 2005, aos 70 anos, nos deixando com imensa saudade.


Sala das Sessões, em 30 de outubro de 2012
Márcio José Bernardes
Vereador


DADOS BIOGRÁFICOS:
NOME: Vicentina Bernardes Marques
FILIAÇÃO: Antônio Bernardes da Fonseca e Maria Jacinta Fonseca
NATURALIDADE: Itaúna
NASCIMENTO: 04/11/1934* FALECIMENTO: 26/04/2005+
ESPOSO: Lázaro José Marques
FILHOS: Fernando José Marques, Roberto José Marques, Rosilene Alessandra Marques e Rodrigo José Marques


REFERÊNCIAS:
Pesquisa: Charles Aquino, Patrícia Gonçalves Nogueira.
Organização e Fotografia: Charles Aquino
Genealogia: Aureo Nogueira da Silveira e  Dr. Alan Penido
Projeto de Lei dos Logradouros: Prefeitura Municipal de Itaúna



Local: Itaúna - MG, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário