domingo, 17 de dezembro de 2017

PROFESSOR EXPEDITO CAMPOS

Projeto de Lei 166/2017 - CEP: 35680-000
Denomina logradouro público: Avenida Professor Expedito Campos / Bairro Olímpio Moreira

O Povo do Município de Itaúna, por seus representantes, decreta e eu Prefeito Municipal, em seu nome, sanciono a seguinte Lei.

Art. 1º Denominar-se-á “Avenida Professor Expedito Campos” o logradouro público (Avenida 01), no bairro Olímpio Moreira, que tem seu início na avenida São João, passando pelas quadras 06 e 13, Área Verde III e quadra 05, tendo seu termino na Rua Tonico Alegre, nesta cidade de Itaúna – MG.

Art. 2º A prefeitura Municipal de Itaúna providenciará a colocação de placas indicativas, bem como a comunicação à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e à Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG.

Art. 3º As despesas decorrentes desta Lei ocorrerão por conta de dotações próprias do orçamento vigente do Executivo Municipal.

Art. 4º Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Justificativa

Expedito da Silva Campos, natural de Bonfim, é filho de Aurélio Campos e Rita Augusta de Oliveira. Sua família veio para Itaúna, indo residir no bairro Santanense, na década de 30, onde o pai foi comerciante e acionista da fábrica de Tecidos Santanense. Em 1946, com 13 anos, Expedito decide se matricular no Seminário do Caraça, onde estudou até 1951, obtendo o título do Curso de Humanidades.

Em 1952, muda-se para Niterói, Rio de Janeiro, para estudar Filosofia no Seminário São Vicente de Paula. Já em 1955, volta a Minas Gerais, indo morar na cidade de Santos Dumont, onde serve ao Exército Brasileiro, chegando a patente de 2° Tenente.

 No ano de 1956, casa-se com Thereza Juliano Boza Campos, com quem tem quatro filhos, Tereza Amália Campos, Myriam Christina de Campos Ramos, Aurélio Augusto da Silva Campos e Saulo José Américo da Silva Campos. Neste período desenvolveu sua vocação de professor e político, trabalhando em escolas da região e ocupando o cargo de Diretor da Escola Estadual Presidente João Pinheiro até 1968, paralelo a isso, foi assessor do então Deputado Wilson Modesto (PTB) e Diretor do antigo armazém social do Governo do Estado de Mina Gerais, SAPS. Graduou-se em Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora em 1965.

Com o endurecimento da Ditadura Militar e a consequente perseguição política, Expedito Campos é afastado dos cargos que ocupa, assim, em 1969 retorna a cidade de Itaúna, indo lecionar no Colégio Santana, a disciplina de Direito Usual, e na Universidade de Itaúna, onde foi titular das disciplinas de Estudo dos Problemas Brasileiros, Sociologia e Teoria Geral do Estado. Em razão do reconhecimento obtido como profissional, ocupou na Universidade vários cargos administrativos, durante muitos anos, sendo os principais deles o de Membro do Conselho Universitário e Diretor Executivo, hoje cargo correspondente ao de Pró-reitor.

Além do reconhecido trabalho profissional, Professor Expedito ou Dr. Expedito, como era conhecido, realizou um grande trabalho religioso e social em Itaúna, pois atuou com destaque no Rotary Club local, foi Assessor Jurídico da Apac Itaunense por mais de 15 anos, Ministro da Palavra na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, sendo responsável pelos sermões da Semana Santa ao lado de outro eminente itaunense, Monsenhor Hilton. Além de membro de diversas pastorais, trabalhou como Advogado por vários anos, atendendo, solidariamente, aqueles que mais precisavam.

Dr. Expedito Campos teve grande participação político-social no município, principalmente na região do bairro Santanense, pois reivindicou inúmeras melhorias locais, é muito lembrado e admirado por moradores daquela localidade. Um cidadão destacado, daqueles que vieram para fazer diferença na vida de muitas pessoas, foi importante para Itaúna, foi importante para muitos itaunenses e é merecedor desta singela homenagem que buscamos fazer a este grande homem.


Sala das Sessões, 14 de novembro de 2017
__________________________ __________________________

Alexandre Campos — Vereador PMDB / Itaúna-MG

Antônio de Miranda Silva — Vereador PHS /Itaúna-MG


       Expedito da Silva Campos



REFERÊNCIAS:
Pesquisa e acervo: Alexandre Campos
Organização e montagem: Charles Aquino
Projeto de Lei dos Logradouros: Prefeitura Municipal de Itaúna


Local: Rua Professor Expedito Campos, Itaúna - MG, 35680-000, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário