domingo, 10 de junho de 2018

JAIME NOGUEIRA RODRIGUES

Projeto de Lei 65/2017 - CEP: 35680-000
Denomina logradouro público: Rua Jaime Nogueira Rodrigues - Bairro São Bento



A Câmara Municipal de Itaúna, estado de Minas Gerais, decreta:


Art. 1º Denominar-se-á “Rua Jaime Nogueira Rodrigues” o logradouro público (Rua 01) localizado no bairro São Bento, nesta cidade de Itaúna – MG, que tem seu início na Rua 05, confronta pelo lado direito com a quadra de nº 16, rua Fabiano Nogueira de Faria e quadra nº 01, confronta pelo lado esquerdo com a quadra nº 12, Rua 04, quadra nº 09, Rua 03, quadra nº 07, Rua 02, quadra nº 06, Rua Fabiano Nogueira de Faria, quadra nº 03, quadra nº 02, até a intercessão com a Rua 09.

Art. 2º A Administração Pública Municipal providenciará a colocação de placas indicativas, bem como a comunicação à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna e a Companhia Energética de Minas Gerais.

Art. 3º As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de dotações próprias do orçamento vigente do Executivo Municipal.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.



Sala das Sessões, em 02 de maio de 2017

Antônio de Miranda Silva

Vereador



BIOGRAFIA

Jaime Nogueira Rodrigues, nasceu em Itaúna, aos 14 de junho de 1921, filho de João Rodrigues da Silva e Maria Amélia da Conceição. Casou-se em setembro de 1952, com sua parente Analita Soares, nascida em 4 de fevereiro de 1922, filha de Agenor Gonçalves Soares e Jovelina de Carvalho.
Jaime e Analita teve uma única filha, Leila Soares Rodrigues que foi casada com José Coutinho Vilaça, cujo casal teve três filhos: Rodrigo Otávio Rodrigues Vilaça casado com Roberta, pais de Maria Paula e Sofia; André Luiz Rodrigues Vilaça casado com sua prima materna Cláudia Soares, pais das gêmeas Clarissa e Fernanda; Flávia Maria Rodrigues Vilaça.
Jaime Nogueira Rodrigues fez o curso primário no Grupo Dr. Augusto Gonçalves e depois o curso de Técnico de Fiação no SENAI – Serviço Nacional de Aprendizado Industrial na cidade do Rio de Janeiro.
Na vida profissional, trabalhou na Companhia Industrial Itaunense como chefe da área de fiação até aposentar-se, o qual, foi eleito e recebeu o título em solenidade de “Operário Padrão do Ano”.
Em sua vida social, foi presidente do Clube União Operária e Educacional de Itaúna, cuja sede foi construída em sua gestão. Como empresário, foi sócio fundador da Fundição Planeta.
Jaime, Operário Padrão do Ano

Na política, representando a classe operária, foi eleito vereador pelo partido do PSD à Câmara Municipal de Itaúna obtendo 309 votos, em 3 de outubro de 1958, sendo empossado em 31 de janeiro de 1959, gestão do prefeito Dr. Célio Soares de Oliveira, iniciada em 1 de ferreiro de 1959 e finalizada em 31 de janeiro de 1963.
No ano de 1972 no dia 15 de novembro, foi eleito novamente vereador, pela Arena com 789 votos, empossado em 31 de janeiro de 1973, gestão do Prefeito Hildebrando Canabrava Rodrigues, terminando em 31 de janeiro de 1977. Foi presidente da Câmara Municipal de Itaúna por quatro vezes – 1973, 1974,1975 e 1976.
Honesto e trabalhador Jaime amava profundamente sua família e ajudou a todos.  Seu irmão Edward quando foi estudar no Colégio Universitário da UFMG em Belo Horizonte em 1965, custeou seus estudos por um ano. Além de ajudar seus pais, a parte que lhe cabia na herança, doou para sua irmã solteira, Dalva Rodrigues.
Jaime Nogueira Rodrigues, depois de uma vida inteira dedicada inteiramente a sua família, amigos e sua cidade, faleceu em maio de 2013.
Jaime Nogueira Rodrigues em frente à casa de seus pais, na rua Dona Cota número 358 em Itaúna, com sua mãe Maria Amélia, suas irmãs, Maria Helena e Olga e seu irmão Edward.


GENEALOGIA

Jaime Nogueira Rodrigues é filho de João Rodrigues da Silva e Maria Amélia da Conceição, neto paterno de Enok José da Silva e Maria José Rodrigues, neto materno de Miguel Pereira da Silveira e Amélia Augusta de Faria e descendente paterno do Cirurgião Mór parisiense, Pedro Lathaliza França e Mariana Josefa Ribeiro de Carvalho.
Jaime Nogueira Rodrigues, na festa de seus 80 anos, com sua mulher Analita, sua filha Leila, os netos Rodrigo e sua mulher Roberta, André e sua mulher Cláudia e sua  neta  Flávia.

Jaime Nogueira Rodrigues, no seu aniversário de 80 anos, dançando com sua filha Leila.



REFERÊNCIAS:
Acervo e Projetos de Leis dos Logradouros: Câmara Municipal de Itaúna.
Pesquisa e Acervo fotográfico: Edward Rodrigues da Silva
Organização: Charles Aquino



0 comentários:

Postar um comentário