domingo, 21 de julho de 2019

OVÍDIO NOGUEIRA MACHADO

Lei Municipal 1538/80— CEP: 35681-186
Denomina logradouro público: Rua Dr. Ovídio Nogueira Machado /  Bairro de Lourdes

Dispõe sobre denominações de logradouros públicos na zona 03 – BAIRRO DE LOURDES.

O Povo do Município de Itaúna, por seus representantes decreta, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte lei:

Art. 1º As ruas da zona 03 – BAIRRO DE LOURDES, que ainda não foram denominadas oficialmente, terão as seguintes denominações:

7) Rua Dr. Ovídio N. Machado, a que início na confluência das Ruas da Alegria, Mozart Machado e Mirante e vai até à Rua Dr. Getúlio Penido, entre parte da quadra 10A, 4C e 4B.

Art. 2º As ruas do loteamento de propriedade do Sr. Moacir Herculano Pereira, serão assim denominadas.

Art. 3º Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Prefeitura Municipal de Itaúna, 29 de agosto de 1980
Célio Soares de Oliveira
Prefeito Municipal


DOUTOR OVÍDIO

 Dr. Ovídio Nogueira Machado Nasceu no dia 6 de novembro de 1888 em Sant’Anna do Rio São João Acima, hoje Itaúna, era filho do cel. Josias Nogueira Machado e dona Tereza Gonçalves Nogueira. Foi casado com Zélia de Paula Machado, com a qual teve seis filhos:

Ahmés de Paula Machado c.c. Bety Oswald Machado, Ossian de Paula Machado (Solteiro), Neda Machado de Sousa c.c. Dirceu Alves de Sousa, Yeda de Paula Machado c.c. Lauro Carneiro Borges, Glauco de Paula Machado c.c. Anália Queiroz Machado e Gláucia Machado Corradi c.c. Valdir Corradi.

Fez seus estudos primários em Itaúna e sob orientação de seu tio Aureliano Nogueira Machado, preparou-se para os exames de seleção (hoje vestibular) na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi aprovado em primeiro lugar com “distinção e louvor”, sendo distinguido por várias vezes com medalhas de “honra ao mérito”.

Diplomou-se em 1917 e montou seu consultório médico na cidade de Iconha (Espírito Santo) a pedido do Presidente do Estado (cargo que hoje se equivale a de Governador do Estado). Pela característica de cidade polo, ali atendeu doentes de dezenas de cidades, ficando conhecido na região como “pai dos pobres”, pelo seu desprendimento.
Viajava léguas e léguas a cavalo para atender aos clientes mais pobres, sem nunca se preocupar com renumeração.

No Espírito Santo casou-se com Zélia Gaigher de Paula (nome de solteira), nascendo ali seu primeiro filho Ahmés de Paula Machado.

Estudioso permanente, fazia anualmente viagens de estudos ao Rio de Janeiro, onde participava de congressos médicos e trocando experiências. Além da medicina, interessava-se por qualquer assunto.

Era um apaixonado pela literatura, lia correntemente obras médicas chegando a lecionar latim, francês e matemática. Há dois livros publicados sobre matemática “Estudo e Aritmética” e “Ensaio Matemático”, descobrindo a “trisseção do ângulo”, problema insolúvel até a sua época. Defendeu a tese “Novas formas logarítmicas”, sendo muito elogiado pela banca examinadora.

A medicina foi sua maior paixão e seu objetivo maior era atender a todos com a mesma dedicação e profissionalismo. Com a doença de seu pai (cel. Josias Nogueira Machado) retornou a Itaúna.




REFERÊNCIAS:

Pesquisa, Organização e Arte: Charles Aquino
Pesquisa (Câmara Municipal de Itaúna): Patrícia Gonçalves Nogueira
Lei Municipal: Projetos de Leis dos Logradouros: Câmara Municipal de Itaúna
Acervo: Yeda de Paula Machado, ICMC – Instituto Cultural Maria de Castro Nogueira.
Biografia: Guaracy de Castro Nogueira (In Memoriam), Charles Aquino
Local: Itaúna - MG, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário