quinta-feira, 7 de abril de 2022

AVENIDA GETÚLIO VARGAS

Nome dado pelo Decreto-Lei nº 29, de 10 de novembro de 1938, pelo Dr. Lincoln Nogueira Machado. Primitivamente chamava-se Rua Direita, nome consagrado pela população do Arraial de Sant´Ana do São João Acima, homologado pelo Conselho Distrital, em 18 de abril de 1892, “trecho compreendido entre as casas dos senhores Serafim Caetano Moreira e Francisco da Costa, no final”.

Explica-se o nome: quem chegava ao arraial, estando defronte a casa de Serafim Caetano Moreira tinha duas opções, subir a rua Silva Jardim para chegar ao Largo da Matriz, ou tomar direção à direita e prosseguir caminhando pela via cheia de curvas, que não era reta, nem direita, mas que estava à direita.

Nome tradicional por quase 45 anos foi promovida a avenida com o nome do presidente Getúlio Vargas, para bajular o ditador. O prefeito apenas cumpriu o Decreto-Lei presidencial determinando que em todo município houvesse um logradouro importante com o seu nome e outro com o do governador do Estado, daí a praça Mario Mattos passou a chamar-se praça Benedito Valadares.


Referências:

Texto: Guaracy de Castro Nogueira (In memoriam).

Pesquisa : Charles Aquino, Patrícia Gonçalves Nogueira

Organização e Arte: Charles Aquino


Local: Av. Getúlio Vargas, Itaúna - MG, 35680-037, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário