sábado, 16 de janeiro de 2021

PROFESSORA VÂNIA MARQUES

Lei Municipal 3116/96 — CEP: 35680-672

Denomina logradouro público: Praça Profª Vânia Marques / Bairro Morada Nova, Itaúna/MG

O Povo do Município de Itaúna, por seus representantes aprovou,

e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o. Denominar-se-á "Praça Professora Vânia Marques", o logradouro

público formado na confluência das ruas José Rêda, Cesário Augusto de Faria e Carlos José de Abreu Diniz localizado no Bairro Morada Nova, Zona 10.

Art. 2o. A Prefeitura Municipal providenciará a colocação de placas indicativas, bem como a comunicação à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e à Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG.

Art. 3o. Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAÚNA, 26 DE AGOSTO DE 1996

Hildebrando Canabrava Rodrigues

Prefeito Municipal

    


Vânia Marques Mendes nasceu em Itaúna (14/12/1943), filha de Joaquim Mendes, comerciante e da professora Maria Marques de Oliveira Mendes.

Fez seus estudos primários no Grupo Escolar Dr. Augusto Gonçalves e o 2º grau na Escola Normal, diplomando-se normalista em 1961.

Formou-se em Letras (Português – Inglês) pela 1ª turma da Universidade de Itaúna. Formou-se em Língua Francesa pela Aliança Francesa em Belo Horizonte. Iniciou sua carreira aos 19 anos de idade como professora, lecionou na Escola Estadual de Garcias, passado tempos depois a convite, ocupou a cadeira de Português 2º grau no Colégio Estadual de Itaúna, onde lecionou por 15 anos num trabalho pautado pela competência e anos, o que tornou-a benquista e querida por todo o alunado.

Lecionou também por vários anos, no Colégio Santana e na Escolinha do Carmelo, sempre encarando o magistério com ideal e severidade.

Casada com o químico Dr. Wilson de Barros, teve dois filhos: Giordano Bruno e Matheus Alexandros. Em 1984, passou a residir em Belo Horizonte para atender às necessidades profissionais do marido que lá trabalhava e tinha que enfrentar estradas diariamente vindo para Itaúna.

Na capital mineira exerceu cargo na Secretaria da Educação de Minas Gerais, por 4 anos apenas quando a 29 de dezembro de 1989, seguiu viagem para a eternidade. Faleceu cedo, mas seu nome, sua conduta aqui na terra deixaram um exemplo a seguir.

Itaúna terra que ela tanto amou, seria justa homenageando - a com o nome de Professora Vânia Marques em uma de suas ruas [...].

Atenciosamente,

Professora Maria Lúcia Mendes


JUSTIFICATIVA

A presente proposta de Lei visa prestar uma homenagem à ilustre cidadã itaunense PROFESSORA VÂNIA MARQUES, que em vida dedicou-se a dura missão de ensinar os outros.

Aqui em Itaúna nasceu, formou-se em Letra e lecionou por vários anos em nossas escolas primárias e de segundo grau [...].

A homenagem que prestamos à saudosa Professora Vânia Marques é, portanto, justa e contamos com o apoio dos senhores vereadores na apreciação deste projeto.

Sala das Sessões, em 7 de agosto de 1996

Vereador João Viana da Fonseca

 


REFERÊNCIAS:

Texto biográfico:  Professora Maria Lúcia Mendes

Organização e Elaboração: Charles Aquino.

Acervo (Fotografia): Professora Maria Lúcia Mendes

Acervo e Projetos de Leis dos Logradouros: Câmara Municipal de Itaúna.

Projeto de Lei (elaboração): Vereador João Viana da Fonseca

Pesquisa: Charles Aquino, Patrícia Gonçalves Nogueira.

Placa do Logradouro /Arte:  Charles Aquino


Local: Praça Professora Vânia Marques - Morada Nova, Itaúna - MG, 35680-672, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário