segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

NEWTON PENIDO

Lei Municipal 3.826/03— CEP: 35680-252
Denomina logradouro público: Rua Newton Penido / Bairro Cerqueira Lima

LEI nº 3.826, de 14 de outubro de 2003
Modifica denominação de logradouro público para “RUA NEWTON PENIDO (Pite) ”
O povo do Município de Itaúna, por seus representantes aprovou e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º — A atual Rua Frei Leopoldo, localizada no Bairro Cerqueira Lima, que tem o seu início na Rua Antônio Corradi, passando pelas quadras 27A, 27B e terminando na Rua Bonfim, denominada pela Lei 1.343, de 14 de dezembro de 1976, passa a denominar-se “RUA NEWTON PENIDO (Pite) ”.
Art. 2º — A Prefeitura Municipal de Itaúna providenciará a colocação de placas indicativas, bem como a comunicação à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, à Companhia Energética de Minas Gerais e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna.
Art. 3º — As despesas decorrentes desta Lei correão por conta de dotações próprias do orçamento vigente do Executivo Municipal.
Art. 4º — Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Itaúna, 14 de outubro de 2003
Osmando Pereira da Silva — Prefeito Municipal


Newton Penido

Nascido em Itaúna, mais precisamente no Distrito de Itatiaiuçu, Newton Penido - a quem se pretende homenagear -, ficou órfão de pai aos dois anos de idade. Trabalhou como sapateiro, balconista, tropeiro, ajudante de caminhão e motorista, mas, amante de sua terra e do trabalho pecuário, firmou-se como fazendeiro. 

Foi Presidente da Cooperativa Agropecuária de Itaúna por 12 anos, sempre eleito maciçamente pelos pecuaristas. Destacou-se também como empresário nos setores de autopeças e recapagem de pneus. Preocupado com suas raízes e seu povo, Newton Penido enveredou pela política. Já na primeira vez em que candidatou a Vereador foi o mais votado. Vereador atuante, batalhador, foi reeleito para outros vários mandatos tendo chegado à Presidência da Câmara Municipal deItaúna em 1982.

Casou-se com Nialva Rodrigues Penido, mulher respeitável e trabalhadora. Foi um chefe de família exemplar. Pai zeloso e dedicado, deixou sete filhos: Alan, Anilton, Arlene, Argos, Arlete, Arlise, e Ladário que se destacaram por sua formação moral ímpar e educação integral.

Newton Penido foi uma daquelas pessoas cujo nome com certeza se perpetuará na lembrança dos que com ele conviveram. Por sua bondade, capacidade de servir e generosidade, conquistou a admiração e amizade de seus conterrâneos.
  





REFERÊNCIAS:
Organização e pesquisa: Charles Aquino
Texto biográfico: Antônio Júlio
Projetos de Leis dos Logradouros: Câmara Municipal de Itaúna
Logo: Câmara Municipal de Itaúna e Prefeitura Municipal de Itaúna
Acervo: Câmara Municipal de Itaúna - Galeria dos Presidentes
Correios CEP



Local: R. Newton Penido - Cerqueira Lima, Itaúna - MG, 35680-252, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário